Foi apresentado na reunião quinzenal das equipas que representam as entidades que compõem o NLI – Núcleo Local de Inserção, o projeto da equipa de Apoio Domiciliário em Saúde Mental. Esta equipa integra o Centro Social do Vale do Homem, sediado em Vila Verde e será, a partir de agora, mais uma resposta de apoio a famílias com diagnóstico em saúde mental de que esta rede dispõe, para apoiar as famílias do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Coordenado pela Câmara Municipal, a partir da data em que foram assumidas competências em matéria de Ação Social e RSI, o NLI abrange o território do concelho e apresenta uma composição multidisciplinar na qual se integram um conjunto de instituições e serviços, designadamente: o Instituto de Emprego e Formação Profissional – Serviço de Emprego de Fafe; o ACES Cávado II Gerês Cabreira; o Ministério da Educação – DGEST através do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio; a Segurança Social – Serviço Local da Póvoa de Lanhoso e o Projeto CLDS – Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Cada entidade faz o acompanhamento de famílias consoante as dificuldades verificadas em diagnóstico prévio, ficando responsável pela ajuda a implementar dentro da própria área de intervenção, para resolver essas carências. Torna-se, assim, imprescindível o envolvimento de todas as parcerias locais – formais e informais, aos diferentes níveis de atuação.
Para esta reunião estava também agendada a apresentação aos técnicos que compõem este núcleo, do Gabinete de Apoio à Parentalidade da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que é outra resposta para as famílias já acompanhadas pelo NLI, designadamente, famílias apoiadas pelos serviços sociais e beneficiários de medidas de apoio social, tais como o R.S.I..
Este Gabinete é um espaço de apoio psicológico e psicopedagógico dirigido aos pais de crianças e jovens, que visa a promoção de uma parentalidade positiva e saudável. Para além do apoio individualizado, promove ainda formação parental junto de pais e profissionais, assim como workshops temáticos, denominados "Conversas com Pais+".
A equipa de Apoio Domiciliário em Saúde Mental e o Gabinete de Apoio à Parentalidade enriquecem o leque de ferramentas de que o Núcleo Local de Inserção passa a dispor, que, com o contributo de todas as entidades envolvidas, terá mais e melhores respostas socias.