Após a realização de duas sessões do Fórum da A21 PL, assim como a elaboração de 289 inquéritos realizados à população, identificou-se a visão de futuro e os 4 principais vectores estratégicos a adoptar como mais determinantes para o desenvolvimento sustentável do Concelho da Póvoa de Lanhoso.
Assim, os vectores estratégicos de desenvolvimento sustentável escolhidos para a Póvoa de Lanhoso foram:
1. Educação/Formação/Emprego
2. Atractividade do Concelho– (Segurança, Turismo, Cultura, Cadastro Ambiental).
3. Ambiente, Ordenamento e Sustentabilidade
4. Desenvolvimento Social.
Para cada vector estratégico identificado na fase do Pré-Diagnóstico, será elaborado um diagnóstico específico para cada tema. Este será de carácter selectivo e virado para a acção, ou seja, terá que resultar numa estratégia que deixe de lado os pormenores e segurar de imediato o essencial.
Para além de caracterizar a situação e identificar os principais projectos existentes no tema e os actores intervenientes mais relevantes, o diagnóstico apontará metas e direcções de intervenção no sentido da sustentabilidade.
Cada vector estratégico será objecto de uma sessão temática do Fórum. Como referido anteriormente estes Fóruns temáticos, deverão ser constituídos pelos actores que maior conhecimento tenham sobre esse tema, que sejam mais atingidos por ele, ou que tenham mais interesses nele. Dever-se-á ao longo das sessões abrir caminho e proporcionar uma rápida transição para a fase de elaboração de propostas de acção. Ou seja, os actores participantes do Fórum irão responder à pergunta, “o que devemos concretamente fazer para que neste tema consigamos ser melhores e mais sustentáveis?”. Os resultados dos 4 ou 5 diagnósticos e dos respectivos Fóruns temáticos será de grande relevância para a realização do passo seguinte.