Já foi assinado o contrato que vai permitir requalificar e valorizar o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, na Póvoa de Lanhoso, destacando-se a criação do Centro BTT. Trata-se de um projeto que prevê um investimento de cerca de 300 mil euros.
O contrato e a consignação foram assinados hoje, dia 7 de fevereiro, nos Paços do Concelho. “Estamos a cumprir o plano de atividades e o nosso compromisso com os Povoenses”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva.
O Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos é o equipamento municipal onde se centralizam as atividades de sensibilização e educação ambiental e que, em 2020, verá as suas respostas ampliadas e as suas instalações requalificadas. A construção do Centro BTT e a intervenção no edifício existente, melhorando a sua eficiência energética, dotará ainda mais este equipamento das melhores condições.
As obras referem-se à demolição de um edifício em pré-fabricado em madeira, e à construção de um novo para o centro BTT.
A área onde se situa o Carvalho de Calvos e o Centro Interpretativo é um pólo de atração de visitantes com variados interesses, como sejam a prática de desportos ao ar livre, como o BTT. Nesse sentido, o Município decidiu avançar para a criação de uma infraestrutura de apoio a uma rede de trilhos de BTT, sendo que o projeto foi elaborado de acordo com as recomendações da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O projeto prevê ainda outros trabalhos exteriores, como a melhoria de acessos pedonais.