O Salão Nobre dos Paços do Concelho tornou-se exíguo para receber tantos estudantes que aceitaram o convite para participar na cerimónia de atribuição das bolsas de estudo, que decorreu no sábado, 11 de Maço.
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, abriu esta sessão, que contou também com a presença da Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Fátima Moreira, e dos Vereadores Ricardo Alves e Paulo Gago, com uma mensagem de agradecimento aos alunos e às alunas do ensino secundário e do ensino superior, e aos pais e encarregados de educação que aceitaram o convite para estar presentes, acrescentando que “este é o ano em que o Município da Póvoa de Lanhoso atribuiu mais bolsas de estudo, canalizando para este apoio social o valor mais significativo de sempre”. Foram atribuídas bolsas a 229 estudantes, sendo 65 correspondentes ao ensino secundário e 164 ao ensino superior, num investimento total de 141.000,00€.
“E isso é para nós uma grande satisfação”, acrescentou o autarca povoense, “também porque percebemos que as medidas que lançamos conseguem ter o alcance que nós pretendemos. Quero desejar-vos muito sucesso e muitas oportunidades no futuro. “
O apoio social aos agregados familiares continua a ser uma máxima que se traduz, também, na atribuição de apoios na área da educação, incentivando os jovens a prosseguir os seus estudos, investindo-se na sua melhor preparação e formação para o seu futuro profissional.
Alexandre Mendes, formado em Psicologia e com um curriculum de reconhecido valor na programação de formação profissional para a economia digital, de re-skilling e por ser um agente ativo na promoção do empreendedorismo e da transformação digital, foi o convidado para intervir com a partilha do seu percurso profissional.
Criando na sua intervenção uma dinâmica muito interessante com os jovens, sugeriu-lhes que analisassem as suas tomadas de decisão e que dominassem o conhecimento do mundo de hoje. Continuou, ainda, referindo que “apesar de ser indiscutível, atualmente, a importância das tecnologias, a parte humana e a ligação entre as pessoas, continua a prevalecer. Criarmos emprego, criarmos negócio, montarmos novas empresas, depende da nossa capacidade de nos conectarmos com outras pessoas, e de nós próprios irmos evoluindo”.
Fátima Moreira, Vice-Presidente e Vereadora com o Pedouro da Educação, enfatizou a presença deste expert, realçando que “esta foi uma excelente oportunidade para ouvirmos as suas experiências, e desejo que este seja mais um contributo positivo para o vosso processo de crescimento, na reflexão que têm que fazer acerca do vosso presente, e sobre o vosso futuro”. Deixou reforçada a mensagem de que “todos nós somos a Póvoa de Lanhoso e que devemos ter, cada vez mais, uma voz ativa” e encerrou a sua intervenção apresentando e relembrando aos e às estudantes presentes, os programas Juventude em Movimento e Eu Sou Digital, que a Câmara Municipal oferece aos jovens povoenses.