O Município da Póvoa de Lanhoso, através da Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Ave, encontra-se a executar Faixas de Gestão de Combustível na Rede Viária Florestal em alguns pontos estratégicos do concelho.
Os Vereadores da Câmara Municipal, Paulo Gago e Ricardo Alves, com pelouros atribuídos na área das Florestas e Proteção Civil, respetivamente, acompanharam os trabalhos no terreno, na presença dos técnicos do Gabinete Florestal e da líder da Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Ave.
O objetivo destas faixas prende-se essencialmente com a prevenção de incêndios, sobretudo no que diz respeito à Rede Viária Florestal, tal como definido na legislação (nomeadamente no decreto-lei 124/2006 e decreto-lei n.º 82/2021 de 13 de Outubro).
Esta intervenção incide na limpeza de combustíveis numa faixa de 10 metros, medidos a partir do eixo da via, e pressupõe não só a limpeza de matos, como também o corte de árvores, afastando a vegetação de modo a travar ou abrandar o comportamento dos incêndios, que porventura venham a acontecer.
De forma a minimizar comportamentos de risco na floresta e reduzir a carga combustível resultante do abate das árvores, foi utilizado um biotriturador para proceder à eliminação destes resíduos florestais.