O Município da Póvoa de Lanhoso e a Altice Portugal assinaram um protocolo referente a investimento em fibra de nova geração ótica e redes móveis da Altice Portugal no concelho Povoense.
O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, e o Diretor de Relações Institucionais e Corporativas da Altice Portugal, André Figueiredo, firmaram um acordo que prevê um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros e que vai permitir que o concelho atinja uma cobertura de rede móvel de 99,9 por cento e de fibra ótica acima de 90 por cento.
“O estabelecimento deste protocolo é muito importante para os munícipes, para o tecido empresarial e para o desenvolvimento do próprio concelho pelas infraestruturas que vão ser asseguradas e por aquilo que representa em termos de capacidade e de competitividade no mercado global”, destacou Frederico Castro. Aludindo às novas necessidades trazidas pela pandemia – como o recurso ao teletrabalho e ao ensino à distância, por exemplo, o Presidente da Câmara Municipal assegurou que o Município estará mais bem preparado no futuro. “As famílias tiveram de se adaptar, o concelho teve de se adaptar e este reforço das infraestruturas também nos permite assegurar às pessoas que, se precisarmos, poderemos voltar a ter melhores meios, mais capazes e à altura das novas necessidades e dos novos tempos. Isso também é determinante para que as famílias possam sentir-se mais seguras e confortáveis no seu dia-a-dia. Hoje, é possível organizarmos a nossa vida de outra forma e cabe à Autarquia com o papel fundamental da Altice, a quem agradecemos muito o contributo e disponibilidade, criar as condições e reforçá-las sempre que possível e sempre que necessário”, referiu o autarca Povoense.
A cerimónia realizou-se no dia 24 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença de Presidentes de Junta, Deputados da Assembleia Municipal e representantes da área da Educação.
O Diretor de Relações Institucionais e Corporativas da Altice Portugal, André Figueiredo, destacou que a Altice Portugal vai, este ano, vai celebrar 70 acordos com 70 Municípios, ou seja, cerca de 20 por cento dos Municípios do país “e a Póvoa de Lanhoso está aí incluída”. Para este responsável, a proximidade, que está no ADN desta empresa, possibilita fazer mais, mais rápido e melhor servir. “Somos privados, mas aquilo que se faz no território é de serviço público”, considerou.
Através desde protocolo, a Altice Portugal compromete-se, de entre outros aspetos, a instalar quatro antenas de rede móvel (voz e dados) nas freguesias de Ferreiros, São João de Rei, Campo e Louredo e Travassos; a partilhar conhecimento no âmbito de necessidades futuras; e a permitir o acesso do Município a uma rede de condutas, com 44 quilómetros, o que irá permitir fazer ligações de rede entre edifícios municipais, através de um modelo de securização.