A Póvoa de Lanhoso vai associar-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, de 16 a 24 de novembro.
Desta forma, o Município da Póvoa de Lanhoso alia-se a esta luta contra os resíduos, promovendo ações para o público em geral, sénior e escolar ao longo de toda Semana. A colocação de mini ecopontos para promoção da separação de resíduos em cada divisão da Câmara Municipal, a Campanha Impressão Consciente, para apelar à redução de utilização de papel, e a ação de sensibilização sobre mudança de hábitos diários de consumo para reduzir os resíduos e poupar recursos são algumas das ações previstas.
A Prevenção de Resíduos é uma emergência para a União Europeia, foi necessário implementar a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos para sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção e motivar a responsabilização de cada cidadão.
Em 2019 o mote é “Mude de atitude: reduza os resíduos”, encorajando a reflexão sobre como evitar a produção de resíduos e qual o melhor destino para os inevitáveis. Um jogo ambiental, uma Oficina de reutilização de resíduos e a colocação de coletores de beatas em espaços públicos são também iniciativas previstas, a par de um reforço da comunicação a respeito da correta separação, redução e reutilização de resíduos e da divulgação sobre a recolha de resíduos verdes e de monos.
Na Póvoa de Lanhoso, o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, onde se encontra igualmente o Centro Ambiental, é o equipamento municipal centralizador das políticas de informação e sensibilização ambientais.