Na semana em se assinalou o Dia da Biodiversidade, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, levou a várias turmas do 1º ano do 1º ciclo atividades que abordaram esta temática. Participaram nas atividades cerca de 140 alunos e alunas de Centros Escolares do concelho.
O Dia Mundial da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio, surgiu na sequência da 1ª Convenção sobre a Diversidade Biológica. A biodiversidade é a diversidade de organismos do Planeta e as relações complexas entre os seres vivos e o ambiente. A rápida destruição dos habitats e a ameaça do desaparecimento de algumas espécies criaram a necessidade urgente de se proteger o meio natural.
Desta forma, as atividades dinamizadas, entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, envolveram a observação através da lupa ótica vários organismos que habitam nas plantas que são quase impercetíveis mas que são de extrema importância para o equilíbrio ambiental, como sejam os pulgões. As crianças também tiveram a oportunidade de observarem uma vaca-loura, uma variedade de escaravelho que é uma espécie protegida e classificada como quase ameaçada pela UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza e que ainda pode ser encontrada no parque do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. Observaram e exploraram ainda uma mostra de várias folhas de espécies arbóreas e sementes para reconhecerem a variedade vegetal. Foi associada a esta iniciativa uma exposição com trabalhos possíveis de elaborar com materiais reutilizáveis e um jogo sobre o tempo de degradação dos vários materiais com o objetivo de consciencializar para a reutilização e reciclagem como caminho a seguir para a proteção do meio ambiente.
De lembrar que o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos (CICC) é o polo dinamizador das mais variadas ações que dão corpo às políticas de sensibilização e informação ambientais da comunidade. Em 2018, este equipamento municipal recebeu no seu espaço um total de 5171 visitantes/participantes em 183 atividades dinamizadas pelo CICC (visitas guiadas, visitas técnicas, atividades lúdicas e pedagógicas, de entre outras dinâmicas). Pessoal técnico do CICC realiza ainda com regularidade atividades específicas para a comunidade escolar, nos seus próprios estabelecimentos.