A Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso foi o local escolhido para a apresentação do “Assalto ao Castelo” , nome dado à prova de Urban Fit Race que se vai realizar na Póvoa de Lanhoso, nos próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho.
A edição deste ano, em resposta ao desafio lançado no ano passado, vai contar com uma vertente inclusiva através da participação de vários/as utentes de IPSS’s do concelho, designadamente da Assis, da Casa de Trabalho de Fontarcada e da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga.
A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da Urban Fit Race Portugal que vão criar condições adaptadas às diferentes situações de modo a que qualquer pessoa possa participar e superar os obstáculos.
Veiculando uma verdadeira inclusão através do desporto, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso convidou as referidas instituições concelhias a participar, possibilitando assim que todos/as, independentemente das suas capacidades físicas, possam participar e praticar desporto.
Na conferência de imprensa, Ricardo Alves, Vereador do Desporto, colocou ainda a tónica na vertente familiar uma vez que o evento se realiza no Dia da Criança e tem para os atletas de palmo e meio uma prova específica.
Este evento que é um dos mais aguardados do ano para os amantes do género, observa ainda a preocupação com o ambiente, com a utilização de fitas marcadoras do percurso em tecido, reutilizáveis, e a colocação de recipientes para recolha seletiva de resíduos.
Nesta segunda edição do “Assalto ao Castelo” estão já inscritos/as mais de 900 participantes, dividindo-se esta prova em três momentos: a prova inclusiva que se realiza na sexta-feira, 31 de Maio, de tarde; a prova destinada a crianças, que terá lugar no dia 1 de Maio, de manhã, estando a parte da tarde reservada para os adultos.
A prova inclusiva e a prova para as crianças irão realizar-se no Parque do Pontido e o percurso da prova para adultos inicia-se na praça Eng.º Armando Rodrigues, vai passar pelo Castelo de Lanhoso, continua pelo Trilho dos Moinhos, seguindo até ao Carvalho de Calvos e daqui até ao Pontido, onde estará a meta.
Na oportunidade estiveram também presentes Alfredo Vieira, da Urban Fit Race, representantes da Assis e da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, bem como uma representante do ISAVE, que irá disponibilizar recursos humanos para garantir a segurança da prova, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil.
À margem da referida conferência, o responsável do executivo povoense sublinhou ainda o movimento que esta prova vai trazer ao concelho, nesses dias, principalmente ao setor da restauração e alojamento, alavancando a área económica. É expectável que alguns milhares de pessoas visitem o concelho nesses dias contribuindo para a dinamização da restauração e alojamento locais.
Sendo este um evento agregador das dimensões desportiva, económica, cultural, turística e social que a Póvoa de Lanhoso acolhe, constitui-se como um importante motor de divulgação do concelho e do seu património. A Urban Fit Race é uma prova de obstáculos cujo percurso inclui alguns dos locais emblemáticos da Póvoa de Lanhoso.
As inscrições decorrem até ao dia 19 de Maio, venha desafiar-se a si mesmo e conhecer a Póvoa de Lanhoso!