Arranca, este sábado, 8 de dezembro, a iniciativa “Póvoa de Natal 2018”, que promete trazer animação e movimento ao concelho Povoense. A Inauguração da Iluminação de Natal acompanhada pela Chama de Natal, assim como o concerto pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso são os momentos que vão decorrer junto ao edifício dos Paços do Concelho, a partir das 18h00.
O sábado será pois um dia muito simbólico e especial, com a Inauguração da Iluminação de Natal (que foi reforçada, este ano) acompanhada pela Chama de Natal. Esta Chama de Natal é uma vela gigante, que representa a Paz no Mundo e que vai poder ser partilhada pelos/as munícipes e/ou instituições, que pretendam associar-se a este momento. Basta, para o efeito, trazerem uma vela para acender e assim continuar a partilhar o símbolo da Paz.
Já o Concerto pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso contará com a participação especial do coro do CiRAC, sendo estes acompanhados pela orquestra da Academia de Música de Vilar de Paraíso. Adivinham-se, portanto, momentos únicos no arranque da programação “Póvoa de Natal 2018”.
O domingo, 9 de dezembro, será um dia marcado por atividades quer no centro da Vila da Póvoa de Lanhoso quer na freguesia de Garfe.
Assim, numa tenda já instalada na renovada Praça Eng. Armando Rodrigues (para proteger de intempéries), o Mercado da Terra de Natal decorre entre as 10h00 e as 18h00, apresentando produtos próprios desta época do ano. Pelas 11h00, começa um dos momentos mais importantes de toda esta programação, que é a decoração de um Pinheiro de Natal Comunitário, que convida à participação de toda a comunidade, em termos individuais ou coletivos, através da colocação de enfeites. Durante a tarde, a grande surpresa, sobretudo para as crianças, é a possibilidade de darem um Abraço ao Pai Natal e de lhe fazerem os seus pedidos. Pela Vila, haverá animação de Rua, com muita música e animação, sendo de destacar a colaboração de entidades locais.
Ainda no domingo acontece a abertura oficial de “Garfe, Aldeia dos Presépios”. Este ano, pela primeira vez, são 20 os presépios elaborados pelos/as habitantes daquela freguesia Povoense. O programa para este dia prevê, para as 14h30, a saída das fanfarras de Garfe e Arosa; para as 15h00, a Abertura Oficial; para as 15h15, a apresentação de “O Natal da Toupeira Carlota” pelos Serviços Educativos da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e, para as 16h00, a celebração de uma Eucaristia, na Igreja Paroquial. Para as 17h00, está marcada a abertura da Exposição da Coleção Privada de Presépios do Pe. Luís Peixoto, Junto ao presépio de Salgueiros, com mais de 2130 exemplares.
De lembrar que, nos dias 6 e 7 de dezembro, a programação arranca com a apresentação do Musical “O Corcunda de Notre Dame” para público escolar e utentes de IPSS’s e Centros de Convívio, no auditório Prozis, em Fontarcada.