Arrancaram da melhor maneira as comemorações do Natal, sábado, 7 de dezembro, na Póvoa de Lanhoso. A Póvoa de Natal 2019 vestiu-se de cor e de encanto, num final de tarde frio, para receber de braços abertos a inauguração da iluminação de Natal e o Concerto pelo Coro da Santa Casa da Misericórdia.
Os Paços do Concelho acolheram o Concerto de Natal da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, que teve a participação da Orquestra Clássica da Academia de Música de Vilar do Paraíso, do Coro Infantil do CATL da Misericórdia e do Coro Génesis. Foi também a partir desse mesmo local que se acendeu a iluminação de Natal, na sede de concelho.
“Esta é a melhor forma de iniciar o programa de animação da época de natal, na Póvoa de Lanhoso. Temos um programa que valoriza muito a prata da casa”, referiu o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, salientando que a maioria das atividades propostas envolve as instituições e as empresas locais, “mostrando o seu trabalho e o seu profissionalismo”.
De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e entidades parceiras dinamizam a iniciativa "Póvoa de Natal 2019”. Pensada para os Povoenses e para os visitantes, a programação está descentralizada pelo concelho e permite “mostrar o que melhor temos neste território”.
São inúmeras as propostas, entre 7 de dezembro e 5 de janeiro, e que visam assinalar a época natalícia, dando visibilidade ao trabalho de diversas entidades do concelho, trazendo visitantes até à Póvoa de Lanhoso e, com isso, dinamizar o comércio local.
“Garfe, Aldeia dos Presépios” decorre de 15 de dezembro a 5 de janeiro, na freguesia de Garfe; a “VI Feira de Natal do Baixo Concelho” realiza-se de 13 a 15 de dezembro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Monsul; e a “Aldeia Natal Diverlanhoso” chega de 14 a 23 de dezembro, a Oliveira.
Em paralelo, até 11 de dezembro, a Câmara Municipal oferece às crianças do pré-escolar, aos alunos e às alunas do primeiro ciclo e a utentes dos Centros de Convívio e das IPSS’s, o espetáculo teatral “Há festa de Natal na Floresta”. De 16 a 21 de dezembro, entre as 10h00 e as 18h00, é a Casa de Natal que chega até ao Centro Interpretativo Maria da Fonte.
Os Fãs do Vinil também estão presentes, a 21 de dezembro. O encontro solidário está marcado para as 23h00, no Theatro Club.
Já a 21 e 22 de dezembro, o Natal sai para as ruas, com muita animação e sugestões, como passeios de coche com o Pai Natal e a Mãe Natal.
No dia 6 de janeiro, realiza-se o sorteio de três cabazes de Natal, no valor total de 1500 euros. É mais uma iniciativa que pretende dinamizar o comércio da Póvoa de Lanhoso.