A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aprovou a celebração de contratos interadministrativos de delegação de competências e a celebração de protocolos de atribuição de subsídios com diversas Juntas de Freguesia/ Uniões de Freguesia do Concelho. O valor total previsto de investimento é de perto de 2.500.000 € (2.411.050 €).
Sobradelo da Goma; Lanhoso; Esperança e Brunhais; Covelas; Ferreiros; Serzedelo; Vilela; União de Freguesias de Campos e Louredo; Rendufinho; S. João de Rei; União de Freguesias de Calvos e Frades; Travassos; Garfe; União de Freguesias de Águas Santas e Moure; União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude; Taíde; Póvoa de Lanhoso; Monsul; Santo Emilião; e União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira são as Freguesias/Uniões de Freguesias abrangidas, nesta situação em concreto.
De uma maneira geral, estes investimentos nas já referidas Freguesias/Uniões de Freguesias, destinam-se sobretudo a trabalhos de beneficiação da rede viária, mas também dizem respeito, por exemplo, a requalificações de centros cívicos (em Sobradelo da Goma; em Esperança, na União de Freguesias de Esperança e Brunhais; em Travassos; e em Santo Emilião), de cemitérios (em Sobradelo da Goma; na União de Freguesias de Calvos e Frades; e em Monsul) e de uma sede de Junta de Freguesia (na Póvoa de Lanhoso). De entre outros, estão ainda relacionados com intervenções ligadas ao saneamento (na União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira; em Santo Emilião; em Taíde; na União de Freguesias de Águas Santas e Moure; e em Lanhoso) e ao abastecimento de água (em Rendufinho; e em S. João de Rei).