Realiza-se nos dias 6 e 7 de novembro, o último fim-de-semana gastronómico no âmbito da proposta “Coisas Nossas à Mesa”, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove em conjunto com estabelecimentos aderentes.
Esta será, pois, uma oportunidade para saborear um dos pratos mais característicos da gastronomia minhota como sejam as Papas de Sarrabulho e Rojões.
São 29 os restaurantes aderentes que se apresentam, no primeiro fim de semana de novembro, demonstrando a forte presença que este prato preserva na identidade da gastronomia da Póvoa de Lanhoso.
Divulgar e potenciar o que de melhor existe na Póvoa de Lanhoso bem como contribuir para dinamizar o setor da restauração e da economia local são os objetivos desta iniciativa.
Em 2021, para além das Papas de Sarrabulho e Rojões (6 e 7 de novembro), a iniciativa “Coisas Nossas à Mesa” deu palco ao Cozido à Portuguesa (27 e 28 de fevereiro); ao Cabrito à São José (19 a 21 de março); aos Petiscos Tradicionais (24 e 25 de abril); ao Bacalhau (21 a 23 de maio); ao Bife à Romaria (3 a 5 de setembro); e ao Pica no Chão (2 e 3 de outubro).
A gastronomia da Póvoa de Lanhoso é tipicamente minhota, mas diferencia-se pela mistura de ingredientes colocada na confeção dos pratos: o saber, a memória, a herança e o amor, tudo com o intento de proporcionar uma experiência única de saborear os alimentos com deleite e com prazer.