10.ª edição com o número record de participações – 105 no Duatlo Jovem e 320 no Triatlo das Andorinhas
No dia em que celebrou o seu aniversário, Renato Teixeira, atleta da casa que veste a camisola do Grupo Desportivo da Goma (GDG), voltou a festejar em grande ao conquistar mais uma vitória no X Triatlo das Andorinhas. O triunfo do triatleta, que já venceu outras edições desta prova, coroou um fim de semana muito especial para o GDG que este ano festeja o seu 40.º aniversário. Contando sempre com o forte apoio do Município povoense, o GDG organizou também a V edição do Duatlo da Póvoa de Lanhoso.
Em ambas as competições estiveram também presentes utentes da ASSIS, cuja colaboração nas provas se traduziu na ajuda que prestaram nas cerimónias de entrega de prémios.
O fim de semana desportivo arrancou no Parque do Pontido com a prova de Duatlo, que contou com a participação de 105 crianças e jovens das escolas de triatlo das zonas Norte e Centro do país. Distribuídos pelos respetivos escalões, os jovens vencedores receberam as distinções das mãos da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Fátima Moreira, que coroou o justo esforço demonstrado numa tarde em que as temperaturas foram impiedosas.
Já na manhã de domingo, em Sobradelo da Goma, foi a vez de os mais crescidos entrarem em ação no Triatlo das Andorinhas. Esta edição bateu recordes, tornando-se a mais participada de sempre com 320 triatletas à partida. Apesar do calor abrasador que se fez sentir desde as primeiras horas da manhã, a organização garantiu água e abastecimentos suficientes para assegurar as melhores prestações, bem como a segurança de todos.
Na mítica prova, Renato Teixeira (GDG) cortou a meta com o tempo de 1:10:32, enquanto Francisca Luís, da Alexandra Carvalho Team, foi a grande vencedora feminina, terminando com o tempo de 1:34:14.
Tal como em edições anteriores, houve vários atletas a desafiarem-se pela primeira vez. Este é o reflexo de que a modalidade está em crescendo e de que a prova garante, pelas suas excelentes características, todas as condições para quem se quer estriar. Aliás, a qualidade da organização é o grande garante do sucesso deste evento, que se tem vindo a consolidar no calendário da Federação de Triatlo de Portugal ao longo destes dez anos.
Ricardo Alves, assessor da presidência para a área desportiva, acompanhou a prova visivelmente satisfeito. Na sua intervenção, referiu a importância que este evento tem para o dinamismo quer da Póvoa de Lanhoso, quer da freguesia de Sobradelo da Goma e para as freguesias próximas, mencionando a necessidade contínua de investir no desporto e incentivar a prática da atividade física.
A fechar o evento, em momento de agradecimentos, Aristides Costa, presidente do GDG, sublinhou a importância do envolvimento de todos na organização, valorizando o papel de cada voluntário e parceiro, sem exceção, e deixando uma mensagem clara para o futuro: “vamos unir-nos e continuar, somos uma referência quer a nível da região, e pelo feed back que vou tendo, já somos também uma referência a nível nacional. Estamos a ter cada vez mais alcance e unidos, vamos fazer mais e melhores provas e dar continuidade a este projeto.”
Estes eventos decorrem numa fase em que a modalidade dá cartas cada vez mais fortes – veja-se a presença de triatletas portugueses que se afirmam na elite mundial com a conquista de vários pódios nos circuitos internacionais.